IMG_0469

Clube das Violetas promove tarde de diversão para pacientes da Rede

Mais uma tarde de muita descontração e alegria aconteceu no último dia 14 de novembro, para as pacientes do setor da Mastec da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau. O Clube das Violetas, como é conhecido, responsável pelos eventos desse setor, organizou um bingo acompanhado de um delicioso lanche da tarde.

Cerca de 55 pacientes brincaram e interagiram entre si e levaram para casa os 120 brindes doados por voluntárias e pacientes da Rede. “Cada evento que proporcionamos para nossas pacientes é uma alegria para nós também, pois conseguimos perceber o quanto essa integração e alegria ajudam no tratamento dessas mulheres guerreiras”, afirmou a coordenadora do setor da Mastec, Romy Schweder Machado.

IMG_9203

Festa Junina faz a alegria contagiar pacientes e voluntárias do setor Mastec na Rede Feminina

Música, danças e comidas típicas marcaram a tarde da última terça-feira, dia 13, para pacientes do setor da Mastec da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau em animada Festa Junina, organizada pelo Clube das Violetas. “Proporcionar momentos de integração e descontração faz parte do tratamento que buscamos oferecer às nossas pacientes, sempre objetivando a qualidade de vida”, afirma a presidente da Rede, Maria Christina Dorigatti.

Cerca de 45 pacientes entraram na brincadeira, que teve também a participação de 21 voluntárias, e capricharam nos trajes juninos. Um desfile de modas no melhor estilo da roça escolheu as vencedoras. O Grupo de Danças Sênior, Vida Nova, fez apresentações e integrou com as demais participantes. Já o lanche, recebeu atenção especial da nutricionista da Rede, Helouse Odebrecht, que montou o cardápio. Entre as delícias tinha pinhão, pipoca, bolinhos de fubá, quentão de hibisco e canjica. “Já está se tornando tradição a Festa Junina das pacientes da Mastec”, afirma Juçá Vargas, uma das coordenadoras do Clube das Violetas da Rede. E acrescenta, “todo ano elas esperam ansiosas a data e preparam com muito carinho a caracterização com trajes e adereços”.

IMG_8906

Grupo de Dança da Rede completa 14 anos

Com alegria, integração e muito orgulho, assim foi a comemoração dos 14 anos de existência do Grupo de Dança Vida Nova, da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau, na segunda-feira, dia 8. Hoje com 20 pacientes em média, do setor das Mastectomizadas, o grupo de danças, sênior e circular, foi fundado por iniciativa da voluntária Irani Odebrecht, e é orientado pela profissional de Educação Física e voluntária Bráulia Maria Reinert Inãna. “Este é um projeto da Rede que tem um papel fundamental no tratamento pós-cirúrgico de mastectomia, pois utiliza a dança como instrumento de ajuda a nossas pacientes para enfrentarem as dificuldades psicológicas, físicas e de baixa autoestima”, afirma Maria Christina Dorigatti, presidente da RFCC de Blumenau.

Através da dança sênior as pacientes participam em pé ou sentadas, de forma lenta ou rápida e conseguem ter um maior entrosamento entre si. “Este tipo de dança é muito importante para o processo de recuperação de nossas pacientes uma vez que trabalha o ritmo, a coordenação, o toque e a parte cognitiva, pois as participantes precisam memorizar as coreografias”, explica a professora e voluntária Bráulia e acrescenta, “já a dança circular é alegre ou meditativa e através da sua energia, quebra o gelo desinibindo as participantes”.

Além de dançar semanalmente, o grupo Vida Nova participa de encontros com outros grupos de danças e faz apresentações em festividades como Dia das Mães, Festa Junina e Natal.

IMG_8716

Pacientes da Rede participam da Tarde da Beleza

Momentos de alegria, confraternização e transformação, assim foi a tarde desta segunda-feira, 17, para pacientes da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau, que participaram da Tarde da Beleza promovida pelo Clube das Violetas em parceria com o salão da Dorli.

Corte de cabelo, penteado e maquiagem foram oferecidos gratuitamente pela cabeleireira Dorli Schoeninger e sua assistente Nella Weingaetner para nove pacientes do setor da Mastec, que foram sorteadas entre 32 inscritas. “Além de aumentar a autoestima de nossas pacientes, momentos como esse trazem alegria e demonstram como parcerias com a comunidade podem transformar a vidas dessas mulheres batalhadoras”, afirmou Maria Christina Dorigatti, presidente da Rede Feminina de Blumenau.

A paciente Alvaci Carneiro ainda aproveitou para doar seu corte de cabelo para a Rede Feminina, que realiza a campanha de Doação de Cabelo em prol da confecção de perucas que são emprestadas às pacientes em tratamento quimioterápico.

A tarde terminou com grandes sorrisos e o sincero agradecimento por parte das pacientes e voluntárias a Dorli e Nella que doaram uma tarde de seu carinhoso trabalho.

Sobre o Clube das Violetas:

Como parte do setor de Apoio e Orientação à Mastectomizada, as pacientes da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau podem participar do Clube das Violetas, voltado para a socialização e integração, em que elas participam de palestras em diversas áreas e temas, atividades manuais, artesanatos, passeios, festas e promoções voltadas para o bem estar e desenvolvimento pessoal.

Confira aqui as fotos desses momentos especiais, com a carinhosa colaboração na edição do antes e depois de Angela Castro: