DiaMulher 2

Rede Feminina de Blumenau promove atividades com pacientes de hospital no Dia Internacional da Mulher

Os pacientes em tratamento quimioterápico do Hospital Santo Antônio em Blumenau, tiveram uma surpresa no dia 8 de março deste ano. As voluntárias do setor de Apoio Moral da Rede Feminina de Combate ao Câncer prepararam uma comemoração especial para o Dia Internacional da Mulher. Com as parcerias da poetisa Dorothy Steil e do artista Marcelo Vieira, que realiza show cover de Elvis Presley, os pacientes passaram momentos de descontração e alegria durante a quimioterapia. Mas a grande surpresa para todos ficou por conta de uma dos pacientes que acompanhou com sua flauta a performance de Marcelo Vieira. Sem dúvida mais um dia ficará marcado para pacientes e voluntárias da Rede.

IMG_0469

Clube das Violetas promove tarde de diversão para pacientes da Rede

Mais uma tarde de muita descontração e alegria aconteceu no último dia 14 de novembro, para as pacientes do setor da Mastec da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau. O Clube das Violetas, como é conhecido, responsável pelos eventos desse setor, organizou um bingo acompanhado de um delicioso lanche da tarde.

Cerca de 55 pacientes brincaram e interagiram entre si e levaram para casa os 120 brindes doados por voluntárias e pacientes da Rede. “Cada evento que proporcionamos para nossas pacientes é uma alegria para nós também, pois conseguimos perceber o quanto essa integração e alegria ajudam no tratamento dessas mulheres guerreiras”, afirmou a coordenadora do setor da Mastec, Romy Schweder Machado.

IMG_0088

Pacientes participam de atividade recreativa durante tratamento quimioterápico

O Apoio Moral da Rede Feminina de Blumenau, realizou, na último dia 05 de setembro, mais uma atividade recreativa junto aos pacientes em tratamento quimioterápico no Hospital Santo Antônio. Um animado bingo, com brindes doados pelas pacientes Ana Teresinha Simas e Vera Lúcia Quintino, que fizeram sua última sessão de quimioterapia, movimentou pacientes e voluntárias. A pequena Manuela, nossa doce paciente, ganhou uma boneca doada pela paciente Lurdes Gonçalves. Carinho e alegria para enfrentar a dor com esperança.

IMG_9203

Festa Junina faz a alegria contagiar pacientes e voluntárias do setor Mastec na Rede Feminina

Música, danças e comidas típicas marcaram a tarde da última terça-feira, dia 13, para pacientes do setor da Mastec da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau em animada Festa Junina, organizada pelo Clube das Violetas. “Proporcionar momentos de integração e descontração faz parte do tratamento que buscamos oferecer às nossas pacientes, sempre objetivando a qualidade de vida”, afirma a presidente da Rede, Maria Christina Dorigatti.

Cerca de 45 pacientes entraram na brincadeira, que teve também a participação de 21 voluntárias, e capricharam nos trajes juninos. Um desfile de modas no melhor estilo da roça escolheu as vencedoras. O Grupo de Danças Sênior, Vida Nova, fez apresentações e integrou com as demais participantes. Já o lanche, recebeu atenção especial da nutricionista da Rede, Helouse Odebrecht, que montou o cardápio. Entre as delícias tinha pinhão, pipoca, bolinhos de fubá, quentão de hibisco e canjica. “Já está se tornando tradição a Festa Junina das pacientes da Mastec”, afirma Juçá Vargas, uma das coordenadoras do Clube das Violetas da Rede. E acrescenta, “todo ano elas esperam ansiosas a data e preparam com muito carinho a caracterização com trajes e adereços”.

18601554_1464353970251597_1444194186_n

Rede Feminina oferece momentos de descontração a pacientes em tratamento quimioterápico

Os pacientes do Hospital Santo Antônio tiveram momentos de descontração e alegria durante o tratamento quimioterápico em abril e maio quando a equipe do Apoio Moral da Rede Feminina realizou bingos com diversos brindes. Nas três edições foram em média 15 pacientes em cada dia. “Essas atividades desenvolvidas com os pacientes dentro do hospital, torna o tratamento mais leve e podemos perceber a alegria em seus rostos”, afirma Maria Christina Dorigatti, presidente de Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau

IMG_8928

Brechó da Rede faz desfile de modas e movimenta pacientes e voluntárias

Que tal ficar na moda, gastar pouco e ainda ajudar a Rede Feminina de Blumenau? Foi isso que o desfile de modas promovido pelo Clube das Violetas em conjunto com o Brechó Roupa Limpa, ambos da RFCC Blumenau, mostrou ser possível na tarde da terça-feira, dia 9. “Este é realmente um evento que nos mostra a alegria e a superação de nossas pacientes que decidiram transformar a luta contra o câncer em vitória”, disse Maria Christina Dorigatti, presidente da Rede de Blumenau.

Com a participação voluntária das maquiadoras, Alexandra Olegário, Silvane Ackermann e Ellen Vasconcellos, a passarela criada no auditório da Rede, recebeu 16 modelos, entre pacientes e voluntárias que desfilaram os looks criados com peças vendidas no Brechó Roupa Limpa. “O sucesso do evento se justifica pela alegria de nossas pacientes, além disso, quase todas as produções desfiladas já foram vendidas ali mesmo ao final do desfile”, afirmou Eliane Willecke Rosa, uma das coordenadoras do Clube das Violetas.

Sobre o Brechó Roupa Limpa:

O Brechó Roupa Limpa recebe doações de roupas, calçados e acessórios novos e usados de particulares e empresas e está aberto a toda a comunidade. Sua renda é revertida para a manutenção dos serviços prestados pela RFCC Blumenau, como ambulatorial e setor de mastectomizadas.

Instalado na sede da Rede, rua Itajaí, 150, o Brechó funciona de segunda a sexta-feira das 8h às11h30 e das 13h30 às 17h.

IMG_8716

Pacientes da Rede participam da Tarde da Beleza

Momentos de alegria, confraternização e transformação, assim foi a tarde desta segunda-feira, 17, para pacientes da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau, que participaram da Tarde da Beleza promovida pelo Clube das Violetas em parceria com o salão da Dorli.

Corte de cabelo, penteado e maquiagem foram oferecidos gratuitamente pela cabeleireira Dorli Schoeninger e sua assistente Nella Weingaetner para nove pacientes do setor da Mastec, que foram sorteadas entre 32 inscritas. “Além de aumentar a autoestima de nossas pacientes, momentos como esse trazem alegria e demonstram como parcerias com a comunidade podem transformar a vidas dessas mulheres batalhadoras”, afirmou Maria Christina Dorigatti, presidente da Rede Feminina de Blumenau.

A paciente Alvaci Carneiro ainda aproveitou para doar seu corte de cabelo para a Rede Feminina, que realiza a campanha de Doação de Cabelo em prol da confecção de perucas que são emprestadas às pacientes em tratamento quimioterápico.

A tarde terminou com grandes sorrisos e o sincero agradecimento por parte das pacientes e voluntárias a Dorli e Nella que doaram uma tarde de seu carinhoso trabalho.

Sobre o Clube das Violetas:

Como parte do setor de Apoio e Orientação à Mastectomizada, as pacientes da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau podem participar do Clube das Violetas, voltado para a socialização e integração, em que elas participam de palestras em diversas áreas e temas, atividades manuais, artesanatos, passeios, festas e promoções voltadas para o bem estar e desenvolvimento pessoal.

Confira aqui as fotos desses momentos especiais, com a carinhosa colaboração na edição do antes e depois de Angela Castro:

_MG_4646-web

Desfile de modas movimenta pacientes da Rede Feminina de Blumenau

Emoção, ansiedade, alegria. Sentimentos que estavam estampados nos rostos de pacientes e voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau no último dia 10 de maio, durante o desfile de modas realizado pelo Clube das Violetas no auditório da Rede, apresentando roupas e acessórios do Brechó Roupa Limpa, mantido pela instituição. “Nunca imaginei que iria ficar tão ansiosa para desfilar”, afirmou Elizabete Firmino de Oliveira Kloster, paciente da Rede há 8 meses, pouco antes de entrar na passarela.

Sob a orientação de duas profissionais de moda, pacientes e voluntárias puderam escolher seus looks do Brechó Roupa Limpa para desfilarem sob os aplausos e olhares atentos da plateia composta por pacientes do Setor de Mastectomizadas. “São momentos como esses, em que vemos a alegria de viver de nossas pacientes, que justificam todo nosso trabalho como voluntárias nessa causa tão nobre”, disse Tatiana Regina Lenzi Alvise, presidente da Rede Feminina de Blumenau.

O evento teve ainda sorteio de vales-compras para o brechó e um lanche de confraternização. “O sucesso foi tão grande que quase todos os looks do desfile foram vendidos ali mesmo, após o término do evento”, acrescentou Juçá Vargas, uma das coordenadoras do Clube das Violetas.

Sobre o Brechó Roupa Limpa:

O Brechó Roupa Limpa recebe doações de roupas, calçados e acessórios novos e usados de particulares e empresas e está aberto a toda a comunidade. Sua renda é revertida para a manutenção dos serviços prestados pela RFCC Blumenau, como ambulatorial e setor de mastectomizadas.

Instalado na sede da Rede, rua Itajaí, 150, o Brechó funciona de segunda a sexta-feira das 8h às11h30 e das 13h30 às 17h.

 

IMG_5451-web

Clube das Violetas realiza encontro das pacientes da Rede com fundadora da instituição, Elke Willecke

Uma tarde de bate-papo recheada com emoção e muito positivismo, foi assim que as pacientes da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau estiveram reunidas com uma das fundadoras da instituição, Elke Willecke.

Dona Elke, como é carinhosamente conhecida por todos, contou, brevemente, como foi o início e a trajetória da Rede em Blumenau, mas foi sua experiência com um câncer de mama e sua mastectomia há 34 anos que deram a tônica da conversa. Com a participação ativa das pacientes presentes, que também passaram pela cirurgia, d. Elke falou sobre a importância de continuar permanentemente com os cuidados com a saúde, não adiar exames periódicos e cultivar pensamentos positivos. “Não guarde mágoas. Troque a mágoa por alegrias”, disse d. Elke.

As pacientes participaram ainda de um lanche e sorteio de brindes. A própria d. Elke sorteou o livro, Uma Rede de Amor, a qual foi co-autora, juntamente com as voluntárias Maria Helena Schlup e Marcia Maria Murara Peiter. Paciente há um ano da Rede, Otília Pickler, recebeu o livro autografado das mãos de d. Elke.