Capa Face OR2017

Outubro Rosa 2017 inicia com o lema: O que te desafia te transforma

A Campanha Outubro Rosa 2017 inicia com toda a força para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau. Com o tema: “O que te desafia te transforma”, a campanha deste ano quer chamar a atenção para a transformação e superação pela qual passam as pacientes diagnosticadas com câncer e a própria instituição, através de suas voluntárias. A programação deste ano começou no domingo, dia 1º, com a pintura da Ponte Comendador Souza e Silva, no centro da cidade. Ainda no domingo, às 19h, foi celebrada uma missa na Catedral São Paulo Apóstolo com a participação de voluntárias e pacientes da Rede.

Confira em nossa Galeria de Fotos estas e outras imagens do Outubro Rosa 2017 da Rede Feminina de Blumenau.

Parceria Maikon 2

Parceria vai ajudar Rede Feminina no mês de Outubro

Mais uma parceria para colaborar com os trabalhos da Rede Feminina de Blumenau. Durante o mês de outubro, o salão Maikon Bueno Hair and Makeup irá doar 5% de cada atendimento para nossa instituição. O salão é também um dos pontos de venda das camisetas do Outubro Rosa. Nosso sincero agradecimento ao Maikon e equipe. São atitudes assim que nos fortalecem e ajudam nossa comunidade.

IMG_0101

Rede Feminina de Blumenau lança programação e camiseta do Outubro Rosa 2017

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau lançou oficialmente, nesta sexta-feira, dia 15, às 9h, em seu auditório, a programação e a camiseta símbolo da Campanha do Outubro Rosa deste ano. Em sua sétima edição a Rede Feminina de Blumenau foi pioneira em Santa Catarina nesta Campanha que já acontece mundialmente. “O mês de outubro é sempre o mais esperado por nós, é quando conseguimos atrair, mais efetivamente, a atenção de toda a comunidade para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e a prevenção do câncer de colo de útero, pois a mídia e a sociedade se voltam para a campanha que acontece mundialmente”, afirma a presidente da RFCC Blumenau, Maria Christina Dorigatti.

Como parte da divulgação do Outubro Rosa e com a participação de patrocinadores, a Rede Feminina de Blumenau produz também, a cada ano com um design diferente, camisetas alusivas a Campanha. O destaque desse ano é a simbologia usada para chamar a atenção. Com a frase: “O que te desafia te transforma”, e a estampa da borboleta, a Rede Feminina de Blumenau, quer chamar a atenção para a transformação e superação pela qual passam todas as pacientes diagnosticadas com câncer e a própria instituição, através de suas voluntárias. “O trabalho voluntário realizado pelo nosso batalhão cor de rosa é algo que merece reconhecimento e que transforma não só a vida das pacientes, mas das próprias voluntárias”, explica a presidente da RFCC. Neste ano foram produzidas 6.158 camisetas com a participação de 45 patrocinadores que serão vendidas a R$20, patrocinadores podem adquirir a R$15. A renda é toda revertida para a manutenção dos serviços prestados pela Rede nos setores da Mastec, Ambulatório e Educacional. É importante lembrar que a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos e todo serviço prestado a pacientes e comunidade em geral, é gratuito.

As camisetas estarão disponíveis para venda a partir do dia 20 de setembro e podem ser adquiridas na sede da Rede e na loja Coisas de Vizinha, no centro de Blumenau.

Confira aqui a programação completa do Outubro Rosa 2017 e as fotos do lançamento:

Dia Ação Local
20/09 Início das vendas das camisetas Outubro Rosa RFCC Blumenau
01/10 Pintura da ponte Ponte Comendador Souza e Silva – Centro
01/10 Missa Catedral São Paulo Apóstolo
04/10 Culto Ecumênico Igreja Luterana Centro
15/10 7ª Caminhada Outubro Rosa Parque Ramiro Ruediger
22/10 Zumba Rosa Itoupava Central
26/10 Jantar Outubro Rosa Tabajara Tênis Clube
31/10 Encerramento Outubro Rosa 2017 – Almoço Rosa Bellagio Gastronomia
Pacientes da Rede participam de Tarde Cultural do Outubro Rosa promovido pela Fundação Cultural de Blumenau. 19/10
Fotos: divulgação FCBlu

Clube das Violetas da Rede participa de evento do Outubro Rosa na Fundação Cultural de Blumenau

Com muita música e alegria as pacientes do Clube das Violetas da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau participaram da Tarde Cultural do Outubro Rosa promovido pela Fundação Cultural. O evento teve apresentações da Banda Municipal e do Grupo de dança do Clube 25 de Julho, Blumenauer Volkstanzgruppe. Além de pacientes e voluntárias, estiveram presentes também a diretoria da Rede Feminina, o presidente da Fundação Cultural, Rodrigo Ramos, a prof. Sueli Petry, Mia Avila e servidores.

img_6918-web

Rede Feminina de Blumenau dá início à programação do Outubro Rosa 2016

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau deu início, neste domingo, dia 02, pela manhã, a sua Campanha do Outubro Rosa 2016 com a pintura, em cor de rosa, da Ponte Comendador Souza e Silva, no centro. O objetivo é chamar a atenção da população para o mês de outubro, símbolo mundial da luta contra o câncer de mama, e para a conscientização das mulheres quanto ao diagnóstico precoce de doenças e manutenção da qualidade de vida. À noite, a programação segue com a missa na Catedral São Paulo Apóstolo, às 19h. Confira aqui programação completa do Outubro Rosa 2016 em Blumenau.

Em sua sexta edição a Rede Feminina de Blumenau foi pioneira em Santa Catarina nesta Campanha que já acontece mundialmente. “Para nós da Rede Feminina de Blumenau este é o mês considerado o mais importante do ano, que é quando conseguimos divulgar mais intensamente, a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e a prevenção do câncer de colo de útero, pois temos a participação efetiva da sociedade e da mídia”, afirma a presidente da RFCC Blumenau, Tatiana Regina Lenzi Alvise.

Um dos pontos altos da programação do Outubro Rosa da Rede Feminina de Blumenau é a 6ª Caminhada Outubro Rosa com saída e chegada ao Parque Ramiro Ruediger. Somente no ano passado foram mais de 1500 participantes entre voluntárias e pacientes da Rede além da sociedade, patrocinadores e colaboradores da Campanha. Além dos eventos da programação oficial, há que se destacar o grande número de palestras e encontros em empresas, escolas e postos de saúde promovidos pelo setor Educacional da Rede que levam informações sobre a importância da manutenção de uma boa qualidade de vida para prevenir doenças e buscar atendimento especializado ao primeiro sinal das enfermidades que mais acometem as mulheres. Na última edição do Outubro Rosa a Rede realizou cerca de 130 eventos dessa natureza com um público que ultrapassou 2 mil pessoas. “A informação é sempre a primeira arma que temos para vencermos a luta contra esta doença que tantas vítimas faz entre nós mulheres”, completa a presidente Tatiana.

Como parte da divulgação do Outubro Rosa e com a participação de patrocinadores, a Rede Feminina de Blumenau produz também, a cada ano com um design diferente, camisetas alusivas a Campanha. Neste ano foram produzidas 5.462 camisetas com a participação de 36 patrocinadores que serão vendidas a R$20, patrocinadores podem adquirir a R$15. A renda é toda revertida para a manutenção dos serviços prestados pela Rede nos setores da Mastec, Ambulatório e Educacional. É importante lembrar que a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos e todo serviço prestado a pacientes e comunidade em geral, é gratuito.

Metropolitano e RFCC de Blumenau

Metropolitano e RFCC – Rede Feminina de Combate ao Câncer juntos no Outubro Rosa

O Clube Atlético Metropolitano mais uma vez cumpre seu papel social e engaja-se em uma importantíssima campanha: conscientizar a população blumenauense na luta contra o câncer de mama.

Para isso, o jogo de amanhã (sexta-feira, 12/10) contra o Joinville contará também com várias voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer, que aproveitarão a ocasião para fortalecer a campanha “Outubro Rosa”, e convidando nossos torcedores para que participem da Caminhada Outubro Rosa, dia 21/10.

 

O que é o “Outubro Rosa” ?

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas as ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população, inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosa, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfiles de moda com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc.

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiram posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar à iluminação já existente.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois se tornou uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

No Brasil, a primeira iniciativa vista foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. No dia 02 de outubro de 2002.

FONTE: (http://metropolitano.net – Márcio Volkmann – Ger. de Comunicação / Licenciamentos)

Outubro Rosa ilumina País no combate ao câncer de mama

Foto: Erasmo Salomão – ASCOM/MS

A partir desta segunda-feira (1º), vários monumentos do País ficarão iluminados com a cor rosa. Essa ação faz parte da campanha de mobilização e conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, tipo que mais acomete as mulheres no mundo, lançada hoje em Brasília. Criada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), a campanha tem como tema: “Câncer de Mama. Cuidar da Saúde é um gesto de amor à vida.” e é protagonizada pela cantora e atriz Zezé Motta. O evento ocorreu durante a programação do Outubro Rosa, movimento internacional que estimula a participação da sociedade nas questões relativas à doença.

De acordo com o balanço nacional dos exames de mamografia realizados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) do 1º semestre de 2012, divulgada hoje pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, mais de um milhão de mulheres de 50 a 69 anos fizeram o exame preventivo de câncer neste período. Isso demonstra um aumento de 41% no número de mamografias realizadas se comparado ao mesmo período de 2010. O aumento na proporção de brasileiras que se submeteram ao exame de mamografia está condicionado à ampliação e à qualidade dos serviços oncológicos.

O ministro Padilha também assinou a portaria que cria o Programa de Mamografia Móvel. Ele consiste na liberação de Unidades Oncológicas Móveis que percorrerão locais estratégicos dos municípios para a realização das mamografias no país. “Desde 2011, estimulamos a adoção da oferta da mamografia móvel para expandir a assistência oncológica no País. Precisamos chamar a atenção para a desigualdade no tratamento e é fundamental enfrentarmos essa desigualdade nos serviços de diagnóstico e tratamento”, destacou o ministroAlexandre Padilha.

Estatísticas – O câncer de mama é o segundo mais comum entre as mulheres brasileiras. Para 2012, Inca tem a estimativa de 52 mil novos casos de câncer de mama diagnosticados no país. Até 2014, o Ministério da Saúde vai investir R$ 4,5 bilhões para fortalecer o Plano Nacional de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Colo de Útero e Mama, lançado pela presidenta Dilma Rousseff no ano passado.

Movimento Outubro Rosa – O movimento popular conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. O governo brasileiro, por meio do Inca, passou a integrar a mobilização a partir de 2010. A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) lançou o movimento Outubro Rosa 2012 com o conceito “Todo dia uma vitória contra o câncer de mama”.

Assista ao depoimento da madrinha da campanha Zezé Mota:

FONTE: Ministério da Saúde