Serviços

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau tem como objetivo a prevenção do Câncer do Colo de Útero e diagnóstico precoce do Câncer de Mama e oferece gratuitamente seus serviços em diferentes setores: Ambulatório, Apoio Moral, Apoio e Orientação à Mastectomizada, Educacional.

 Ambulatório

O ambulatório oferece os serviços assistenciais com exames preventivos de colo uterino e mamografia. Os exames preventivos de colo uterino são coletados por uma das médicas ginecologistas e analisados em laboratório próprio da Rede Feminina de Blumenau. As mamografias são realizadas no Hospital Santo Antônio e Santa Catarina.

Em 2016, este setor realizou um total de 11.521 atendimentos, entre mamografias, exames preventivos de colo de útero, biópsias, colposcopias e análises de ultrassom.

Apoio Moral

Diariamente as voluntárias do setor do Apoio Moral se revezam em visitas a pacientes internadas nos hospitais Santo Antônio e Santa Isabel, além das que estão em tratamento quimioterápico e radioterápico e pacientes no setor de pediatria. Muitas vezes esta tarefa tão solidária e indispensável, se prolonga à residência da paciente.

As voluntárias que participam desta tarefa realizam periodicamente cursos de atualização e recebem orientação médica e de psicólogos. No decorrer do ano realizam comemorações nos hospitais em datas especiais como Páscoa, Dia da Criança e Natal. No ano de 2016, o Apoio Moral realizou 4.502 visitas no Hospital Santo Antônio e 671 no Hospital Santa Isabel.

 Apoio e Orientação à Mastectomizada

Na RFCC de Blumenau a paciente mastectomizada recebe suporte emocional, através da ajuda das voluntárias e troca de experiências entre as próprias pacientes. O setor de Apoio e Orientação à Mastectomizada promove também a prevenção e/ou tratamento das possíveis sequelas de uma mastectomia. Para isso, o setor conta com o trabalho de uma fisioterapeuta, em período integral, de voluntárias que revezam plantões diariamente, e voluntárias na área de psicologia, assistência social e nutrição que atendem com horário marcado.

A paciente chega ao setor encaminhada pelo seu médico, com uma requisição por escrito e passa por uma avaliação fisioterapêutica.   A partir dessa avaliação a paciente é orientada quanto aos cuidados domiciliares que deve adotar, esclarece suas dúvidas, aprende um programa de exercícios de membro superior desenvolvido de acordo com suas dificuldades individuais. Esse programa é seguido em casa, diariamente, sendo acompanhado semanalmente no setor, quando a paciente realiza a sessão de luva, com duração mínima de 30 minutos, seguida de drenagem linfática manual localizada.

Além disso, em caso de necessidade, a paciente recebe próteses externas, de silicone e espuma, e pode escolher uma peruca que mais se ajuste ao seu biotipo. Somente em 2016 foram emprestadas 76 perucas para mulheres da comunidade em geral acometidas de qualquer tipo de câncer que estivessem em tratamento quimioterápico, além da doação de lenços, turbantes e chapéus.

Para garantir a qualidade do atendimento prestado a pacientes, anualmente é realizada uma capacitação para as voluntárias que atuam neste setor, ministrada por uma equipe multidisciplinar. Dentro deste setor, em 2016, foram realizados 4.317 atendimentos de fisioterapia que utiliza recursos como a luva de compressão pneumática intermitente, drenagem linfática manual, terapia manual, bandagens compressivas e cinesioterapia. Nesse mesmo ano, as voluntárias das áreas de nutrição, assistência social e psicologia realizaram 545 atendimentos às pacientes.

Ainda no setor de Apoio e Orientação à Mastectomizada, as pacientes podem participar do Clube da Violetas, voltado para a socialização e integração, em que elas participam de palestras em diversas áreas e temas, atividades manuais, artesanato, passeios e festas.

Dentre as pacientes atendidas por este setor, um grupo de cerca de vinte mulheres reúnem-se semanalmente para a Dança Sênior, sempre orientadas pela voluntária e profissional de Educação Física Bráulia Maria Reinert Inãna.

Educacional

As voluntárias do setor Educacional ministram gratuitamente palestras e distribuem material explicativo em igrejas, escolas, centros sociais, empresas públicas e privadas, bancos e associações, ou qualquer entidade que solicitar. Através deste trabalho, a RFCC de Blumenau participa também de vários programas do SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, em grandes empresas locais que já incluem palestras sobre prevenção contra o câncer e tabagismo. Em 2016, foram realizadas 164 palestras, com a participação aproximada de 7.000 pessoas.