Sobre o Outubro Rosa

O Outubro Rosa é um movimento conhecido e comemorado internacionalmente. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, na última década do século 20, onde vários estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

No Brasil a primeira iniciativa aconteceu em outubro de 2002, com a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (Obelisco do Ibirapuera) em São Paulo. Mas somente em outubro de 2009, com a multiplicação das ações relativas ao Outubro Rosa em todas as partes do Brasil, entidades relacionadas ao câncer de mama e empresas se unem para expandir a campanha.

Em Blumenau a campanha do Outubro Rosa teve início em 2010 pela Rede Feminina de Combate ao Câncer, que foi pioneira no estado de Santa Catarina. Desde então, a entidade promove um programação especial durante todo mês de outubro que inclui palestras, eventos sociais, esportivos e de integração e conscientização à população para a importância da manutenção da qualidade de vida saudável e de atenção com a saúde, em especial das mulheres.