header

APOIO à PACIENTES MASTECTOMIZADAS

O setor de apoio e orientação à paciente mastectomizada promove prevenção e tratamento das possíveis sequelas de uma mastectomia. Para isso conta com atendimento de fisioterapia, atendimento psicológico e nutricional, assistência social e massoterapia. Promovemos ainda integração das pacientes através do grupo de Dança Circular Vida Nova.

O trabalho de fisioterapia acontece em período integral e os demais atendimentos acontecem sempre com hora marcada.

No setor oferecemos ainda doação de próteses externas de espuma e silicone para pacientes já cadastradas com mastectomia radical. Emprestamos também perucas de cabelo natural e chapéus para toda as pessoas da comunidade em tratamento oncológico além da doação de lenços e turbantes.

FISIOTERAPIA:
O objetivo da fisioterapia é preservar, manter e recuperar a integridade do movimento e do funcionamento do membro superior e estruturas adjacentes do mesmo lado da cirurgia, além de prevenir e tratar distúrbios causados pelos tratamentos oncológicos, buscando o bem-estar e a qualidade de vida das pacientes. A completa recuperação física da paciente é muito importante para que esta seja reinserida em seu contexto familiar, social e no trabalho, para o total enfrentamento da doença.

SALA DE LUVAS:
conta com aparelhos modernos de luva de compressão pneumática intermitente para drenagem linfática dos membros superiores, sendo um dos recursos utilizados no tratamento pós mastectomia. O objetivo principal é prevenir e/ou tratar o linfedema, uma das mais temidas sequelas da mastectomia. Além de promover o relaxamento muscular local, melhora da dor e das alterações de sensibilidade.

BANCO DE PERUCAS:
contamos com um banco de perucas, todas de cabelo natural, confeccionadas com cabelos recebidos em doação e que são emprestadas para as mulheres da comunidade em tratamento oncológico.

ATENDIMENTO PSCICOLÓGICO:
O atendimento psicoterápico individual, auxilia as pacientes no enfrentamento da doença, reconhecendo, compreendendo e administrando conflitos internos e emoções. Atuando sobre hábitos, estilos de vida, expectativas, angustias, valores e medos. As profissionais ajudam na compreensão da doença com um novo começo.

ATENDIMENTO NUTRICIONAL:
Atua na nutrição preventiva, emagrecimento, ganho de peso, correção de hábitos alimentares e deficiências nutricionais durante o tratamento.

ASSISTÊNCIA SOCIAL:
Orienta as pacientes quanto aos seus direitos, encaminhando-as para realização de exames, diagnósticos e cirurgias, tratamentos de quimio e radioterapia previstos pelo SUS.

Orientação sobre as garantias quanto à seguridade social, retorno ao mercado de trabalho, auxílio doença etc.

GRUPO DE DANÇA:
Este grupo existe desde 2003. A Dança trabalha a autoestima e integração das pacientes, além de desenvolver o gosto pela música e dança, a melhorar o equilíbrio, coordenação motora e capacidade de memorização, promovendo mais saúde e melhor qualidade de vida.

Contato
ENVIE UMA MENSAGEM